Existem
inúmeros casos de empreendedores com histórias fantásticas, que superaram inúmeras adversidades e, contra todas as possiblidades,
venceram.
Porém, mais
do que um formato romanceado de uma pessoa guerreira, competente e
visionária que deu o primeiro passo, ao longo do tempo ela vai precisar de
outras pessoas complementares as suas habilidades para prosperar. Se o
empreendedor é ávido vendedor e possui uma visão de mercado e oportunidades
fora de série, vai precisar de alguém mais frio e calculista para tomar conta
das finanças e operações e vice-versa.
De qualquer
forma, os resultados de uma empresa, são fruto da soma das competências
internas, ou seja, uma empresa jamais vai ser maior que a
competência das pessoas que a dirigem.
Nenhum curso
superior forma pessoas aptas a empreenderem. Acredite,
isso é um fato, sou administrador e empresário e tudo que vivi na minha vida
como Especialista em Gestão, mostra um abismo entre a academia e a vida real.
Pior do que
isso é discutir com professores que jamais saíram do “conforto acadêmico” (nem
todos), muitas vezes “teorizam e intelectualizam” coisas que não são exequíveis
em ambientes incertos que são as empresas, lotadas de seres voláteis que são as
pessoas. Só a escola da vida te prepara para isso.
Com isso em
voga, os empreendedores devem estar focados em fazer seu negócio crescer e se
multiplicar, escalar, ênfase no core business, ter foco!
“Como diria Steve Jobs “foque no que você é bom, delegue todo o resto. ”
E nesse
ponto, entram as consultorias, que são especializadas em algum segmento do
processo final, seja em vendas, marketing, operações, processos, gestão, etc.
Especialmente no Brasil, esse nicho se aqueceu na década de 90, com a abertura
de mercado, o que nos trouxe a Gestão da Qualidade e várias consultorias,
principalmente de origem americana.
Sobre esse
tipo de serviços, nós mesmos, que somos uma Consultoria de Gestão, já
contratamos Consultoria Digital, Consultoria de Imprensa e Consultoria de
Branding, exatamente por não termos a expertise necessária em determinada área
de conhecimento.
Aí vem a
pergunta:
“Ok, tenho um problema, não sei como resolvê-lo, devo contratar uma
Consultoria? ”
A resposta é
depende. Antes você deve responder à duas perguntas.
A primeira
pergunta que você deve fazer como empresário ou gestor é: “quero resolver o meu
problema, ou ter um novo problema”.
O que isso
quer dizer? Ter uma consultoria dentro da empresa exige maturidade para lidar
com aquele “corpo estranho” e, para que um consultor ou uma empresa de
consultoria entregue o que prometeu, ela tem que ter legitimidade, ou seja, não
é um Mestrado, PhD ou quinze formações, mas sim os resultados que ela entregou
para outros clientes. Lembre-se que sempre vai ter um consultor que faz
“mais barato”. Entenda sua legitimidade.
A segunda
pergunta é, nossa empresa está disposta a mudar?
Matar velhos
hábitos que sempre nos atrapalharam, quebrar velhas “manias” de gestão que os
mais contrários às mudanças impuseram, trocar peças-chave que não estão performando
como deveriam?
Se a
resposta for sim para as duas perguntas, é possível que sua empresa possa
passar por consultoria e elevar seus resultados, entendido que nem sempre o
pensamento e a cultura que trouxeram a empresa até seu momento atual é o que
vai te levá-la para o próximo nível, independentemente de ser um, cinco ou
cinquenta anos.
Modelos mentais
(mindsets) e culturas não devem ser delegadas e tem que ser
constantemente revistos, para o mercado volátil que temos hoje, onde modelos
de negócio se tornam obsoletos da noite para o dia.
Nisso,
centenas e até milhares de empregos podem se perder e a energia para "dar
a virada" (turnaround) é altíssima, gerando impactos
microeconômicos negativos no ecossistema em volta da empresa, que são os
sócios, fornecedores, bancos, famílias e claro, pessoas.
Porém,
deve-se ter atenção ao timing: na nossa
experiência de quase 20 anos como consultores, quando um empresário ou CEO precisa,
mas demora em recorrer a uma Consultoria de Resultados por conta
própria, em 40% das vezes é tarde demais.
Por fim,
caso suas respostas foram não para uma das duas perguntas, não gaste dinheiro
com Consultoria, não vale a pena o estresse.
Cícero Gabriel Ferreira
Filho
Diretor de Relacionamento